Como Montar um Tanque de Water Transfer Printing

Trabalhar profissionalmente em qualquer atividade exige investimento em novos aprendizados, em máquinas, equipamentos e em mão de obra qualificada. E com o WTP não é diferente.

Para quem está começando ou ainda vai começar, a boa notícia é que pode começar sem precisar comprar nenhum equipamento especial, como por exemplo um tanque de aço para imersão, aqueles com isolamento térmico, painel e termômetro digital.


Se for personalizar objetos pequenos como uma capinha de celular, um joystick de video game ou um retrovisor, você pode fazer isso com um balde ou com um aquário pequeno. Agora se quiser estampar rodas, tanques de motos, capacetes ou coisas muito maiores será necessário ter um tanque apropriado, que você pode comprar ou construir por conta própria.


 Aprenda WTP



Construindo um tanque

Um tanque pequeno de aproximadamente 80cm x 60cm e com profundidade de 60cm já permite personalizar rodas grandes de até 24”.  Um equipamento desses custa entre 1500,00 e R$ 2000,00 (novo, completinho)


Geralmente um tanque padrão é composto por:
  • Recipiente (caixa quadrada ou retangular)
  • Painel Digital
  • Termômetro Digital
  • Bomba d'Água
  • Resistência de 2500 ou 3000 W
  • Caixa de filtragem
  • Pressurizador para lavagem com chuveirinho
  • Réguas de alumínio (sistema divisor)
  • 4 rodinhas
  • Tampa para fechamento.


São esses itens que precisa para construir um tanque de imersão do Water Transfer Printing.


Nota: Na falta de material em português com todo o passo a passo segue videos de uns gringos que construíram seus próprios tanques.


Mesmo se você não fala inglês é possível entender o contexto da explicação. Ative as legendas automáticas clicando no ícone das legendas ao lado do logo do youtube. Assim dará para ler a transcrição do que os caras estão dizendo.





Videos explicando o passo a passo

Tanque de Water Transfer Printing usando uma banheira, tipo uma hidromassagem...ficou bem simples mesmo mas funcionando é o que importa!


Nesse outro video o cara quase não fala, mas a imagem está muito boa com vários closes e pelo menos serve de inspiração.




Aqui ele explica o passo a passo tudo o que fez para montar um tanque gigante de aço inox com revestimento térmico.  Observe o sistema de filtragem e reaproveitamento da água.



Vantagens em ter seu próprio tanque

No começo, quando você ainda está personalizando somente peças pequenas, não há a necessidade de comprar um tanque profissional ou de construir um.


Mas a medida que os negócios vão melhorando e mais clientes vão surgindo, naturalmente você perceberá que chegou a hora de investir para se estruturar melhor para crescer.


Ter um tanque apropriado com algo em torno de 80cm x 60cm já vai possibilitar a personalização de rodas, tanques de motos, capacetes, shapes de skates e diversos outros objetos maiores.



Conclusão
O negócio de Water Transfer Printing é democrático e todos podem participar. Para começar estampando objetos pequenos você pode usar um balde, uma bacia, até uma caixa d’água para mergulhar as peças próprias ou de clientes. Já dá pra ganhar uma grana assim.

A medida que os negócios forem crescendo você pensa em investir em um tanque profissional, com isolamento térmico, aquecimento automatizado, painel digital, filtro de limpeza e bomba para jatear a água e fazer o reaproveitamento da água.


Um tanque usado de 24” polegadas sai por volta de uns 1000,00 no mercado livre, e um novo entre 1700,00 e 8000,00 dependendo do tamanho e das características e da qualidade do material.


Espero que essas informações tenham ajudado a tirar suas dúvidas sobre construir um tanque de water transfer. Deixe um comentário no campo abaixo para entrar em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário